Nossa História

MISSÃO EVANGÉLICA AOS ÍNDIOS DO BRASIL, denominada  MEIB, é uma missão, que se preocupa em alcançar os povos indígenas brasileiros; expandir entre eles o Evangelho de Jesus Cristo; instruí-los na fé cristã através do estudo da Bíblia; organizar igrejas entre a população indígena e preparar líderes espirituais autóctones que possam dar prosseguimento ao trabalho iniciado por missionários nacionais e estrangeiros. É uma associação civil de natureza religiosa, educativa, filantrópica e sem fins lucrativos, fundada em 16 de novembro de 1967, com sede em Ananindeua – PA.

Antes da MEIB ser organizada como mais uma missão evangélica visando alcançar os povos indígenas brasileiros, no início do Século XX chegam ao Brasil missionários estrangeiros independentes e mais tarde outros enviados por agências missionárias internacionais. Assim muitos missionários estrangeiros filiados a MICEB e alguns nacionais que missionavam sob a responsabilidade desses, já estavam trabalhando entre os povos indígenas desde o início do Século XX. Karlheinz Berger era um deles. Vendo ele a necessidade da existência de uma agência missionária nacional que recebesse missionários nacionais e vocacionados que se dedicasse especificamente ao trabalho indígena brasileiro e também que envolvesse a igreja evangélica brasileira, tornando-a mais participativa no trabalho da evangelização dos povos indígenas no país, convocou um grupo de pessoas desafiando-as a formar uma Missão nestes moldes. Missão Evangélica aos Índios do Brasil – MEIB foi o nome sugerido por representar as intenções do grupo.

 

 

No dia 16 de dezembro de 1967 foi publicado no Diário Oficial o Estatuto da MEIB. No dia 03 de janeiro de 1969 foi realizada a primeira reunião com registro em Ata da MEIB. Neste dia foram apresentados os membros do seu Conselho Geral: Presidente – Pr. Zacarias Matos Monteiro; Secretario Geral – Karlheinz Berger; Tesoureiro – Ivy Trapp; Conselheiros – Pr. Olívio Vieira Alencar, Durval de Melo Uchoa, Humberto Miranda, Mariana Câmara e Melquizedeque Franco Porto; Convidado de Honra – Earl Trapp. A função deste Conselho Geral é deliberar sobre os assuntos da MEIB. Inicialmente este Conselho era eleito a cada dois anos. A partir de 1998, com a reforma dos Estatutos, o mandato passou para 4 anos.

A MEIB é uma missão genuinamente brasileira que, por algum tempo tem foi dirigida pelos missionários estrangeiros: Karlheinz Berger de 1969 a 1992 e Werner Hediger de 1992 a 2001 na função de Secretário Geral. No início de 2002, o missionário brasileiro Messias Dias assumiu a função de Secretário Executivo da MEIB em substituição a Werner Hediger que retornou para Suíça para gozar seu tempo de aposentadoria. Atualmente, desde 2015, o Pr. Gilson Silva tem ocupado o mandato de Secretário Executivo. A função de Presidente, porém, na maioria das vezes foi exercida por um brasileiro.

O trabalho evangélico indígena no Brasil teve seu início graças aos esforços abnegados de missionários que deixaram a sua pátria, o conforto do seu lar e o convívio com seus parentes para se embrenharem em terras brasileiras. No início do Século XX muitos destes vieram para o Brasil, mas especificamente para os Estados do Maranhão e Região Amazônica, com o objetivo de missionar entre os indígenas. Numa época em que os brasileiros não haviam ainda sido despertado para este ministério, muitos missionários estrangeiros vieram e alguns até morreram entre os indígenas. Muitos deles quase que no anonimato. Agiram deste modo para anunciar o Evangelho entre os indígenas.

A MEIB atuou inicialmente no Maranhão e Pará. No Maranhão, os missionários concentraram mais seus esforços na cidade de Barra do Corda por ser rodeada de aldeias indígenas. E como já existia uma igreja evangélica nacional formada em Barra do Corda dirigida por Perrin Smith desde 1914, um missionário canadense, esta cidade foi transformada num centro de expansão missionária e de apoio àqueles que estavam chegando de vários países do mundo com o objetivo evangelizar os indígenas brasileiros. No Pará se dedicaram mais ao trabalho com os indígenas que viviam às margens do Rio Xingu e seus afluentes.

A MEIB tem tido seu alcance na atualidade, entre as etnias Kayapó do Pará e do Mato Grosso, os Tembé e Xicrin também no Pará. Já no Maranhão, os Guajajara e Canela nas imediações de Barra do Corda e Grajaú. Seu campo de atuação não se limita à pregação do evangelho aos indígenas brasileiros. Os missionários da MEIB, também são habilitados para servirem nas áreas de assistência espiritual, saúde, educação, ação social, formação de liderança autóctone, entre outras atividades. Também já através desta Agência, tem conseguido pôr nas mãos desses indígenas a tradução da Bíblia na sua língua materna. Este tem sido o trabalho da MEIB desde os anos de 1967, quando foi organizada como agência missionária para os povos indígenas no Brasil. Muitos missionários nacionais a ela filiados, têm se engajado neste ministério, e em parceria com os missionários estrangeiros filiados a outras AGÊNCIAS MISSIONÁRIAS INTERNACIONAIS, também têm colaborado na evangelização e capacitação dos povos Kayapó, Guajajara, Tembé, Xikrin e Canela.

Como Agência Missionária interdenominacional, temos atuado há mais de 50 anos entre as etnias indígenas no Brasil, com uma parceria de fidelidade e amor, com igrejas, pessoas, ex missionários, líderes autóctones e intercessores que têm somado com o avanço do Evangelho entre os Povos do Brasil. Juntem-se a nós nessa grande tarefa de “fazer discípulos entre os povos indígenas do Brasil!”.