MINISTÉRIOS

No início do Século XX chegam ao Brasil, missionários estrangeiros filiados à MICEB, um deles, missionário Karlheinz Berg, viu a necessidade da existência de uma agência missionária nacional que recebesse os missionários brasileiros e que envolvesse a igreja evangélica brasileira na evangelização dos povos indígenas. Assim, em 16 de novembro de 1967, fundou a Missão Evangélica aos Índios do Brasil – MEIB. Somos uma organização missionária inter denominacional (não somos de uma só igreja), com o objetivo de expandir o Evangelho de Jesus Cristo entre os povos indígenas, concentrando esforços na evangelização dos Kayapó, Xicrin, Tenetehara (Tembé e Guajajara) e Apãnjêkrá (Canela). Somos missionários, provenientes de várias denominações evangélicas.

 

CTBCH – CENTRO DE TREINAMENTO BÍBLICO CARLOS HARRISON

Nosso foco maior concentra-se na capacitação de liderança indígena, entendendo que os indígenas devem tanto como nós cumprir a Grande Comissão. Dentro da visão de uma igreja bíblica genuinamente indígena, criamos um centro de treinamento chamado CTBCH localizado na região Centro Sul Maranhense. Lá líderes indígenas e não indígenas são treinados por um período de dois anos para servirem na obra missionária indígena. Capacitar liderança indígena é estratégico para alcançar as demais etnias, pois os mesmos possuem o conhecimento da cultura, o domínio da própria língua e o fato de serem indígenas indica que terão menos restrições para entrar em outras etnias. A cada ano, novos líderes são treinados e entregues às suas igrejas e novos missionários não indígenas são treinados com visão missionária indígena.

 

MINISTÉRIO NAS ALDEIAS

Hoje o trabalho de plantação e edificação de igrejas indígenas é realizado na sua totalidade por líderes indígenas das etnias Guajajara, Kayapó e Xicrin. Mas temos missionários habilitados atuando também no ministério em aldeamento com as etnias Tembé, Guajajara e Canela, realizando atividades missionárias em parceria com missionários indígenas.

 

TREINAMENTOS DE LÍDERES AUTÓCTONES INDÍGENAS

Além do treinamento no CTBCH, mantemos treinamentos a curto prazo entres as etnias Guajajara, Kayapó e Xicrin. Em nossas bases no Pará e Maranhão, realizamos a cada ano cursos bíblicos na língua materna para homens e mulheres. No norte do Mato Grosso temos realizado um curso bíblico para homens de duas etnias na região com a organização e apoio de parceiros fiéis. Temos visto o impacto desses treinamentos na expansão da igreja indígena.

 

PROJETOS DE MOBILIZAÇÃO MISSIONÁRIA

Na base da Missão em Ananindeua – PA, é ministrado CURSO INTENSIVO DE MISSÕES, visando atender irmãos das igrejas e assim contribuir para ampliar a visão quanto às necessidades e desafios do campo indígena. Também jovens de diferentes igrejas são recrutados para servirem como voluntários por um ano no MINISTÉRIO TIM. O projeto tem por finalidade ser instrumento de cooperação, mobilizando através dos jovens as igrejas do Brasil no cumprimento da Grande Comissão (atualmente esses ministérios estão parados). Oferecemos também oportunidade para que a semente do desafio missionário seja plantada na vida de muitos voluntários através do PROJETO SEMENTE, onde o voluntário tem a experiência de conhecer um campo missionário e suas inúmeras necessidades (durante as férias). Esse é um resumo do que somos como Agência Missionária entre os Povos Indígenas brasileiros.

 

PARCERIAS MISSIONÁRIAS

A MEIB tem feito parcerias com Faculdades, Seminários Teológicos, Agências e igrejas, como a Faculdade Teológica Batista Equatorial – FATEBE e outras organizações. Essas parcerias são possíveis também através da AMTB – Associação de Missões Transculturais Brasileiras com outras agências que atuam em nosso país no alcance dos povos indígenas.

 

Contatos: Site: www.meib.org.br

E-mail: [email protected]

Tel. (91) 3245 – 8209 (Fixo) / (91) 98131 – 6884 TIM WhatsApp